(11) 2024-6640 (11) 95089-7839 falecom@matchsolutions.com.br Atendemos todo Brasil de Segunda a Sexta-feira das 08hs as 18hrs

Estudo avaliará impacto das mudanças climáticas na matriz elétrica

Estudo avaliará impacto das mudanças climáticas na matriz elétrica

Saiba mais sobre Estudo avaliará impacto das mudanças climáticas na matriz elétrica

É evidente que as mudanças climáticas têm afetado diretamente o cotidiano, manifestando-se em ondas de calor extremas, secas severas, enchentes e vendavais destrutivos. Mas, como esses fenômenos afetam a matriz elétrica do Brasil?

Para responder a essa questão, o MME (Ministério de Minas e Energia) e a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) contrataram um estudo, desenvolvido pelas consultorias PSR e Tempo OK, com previsão de conclusão em junho de 2025.

O projeto, intitulado “Impactos das Mudanças Climáticas no Planejamento da Geração de Energia Elétrica”, faz parte da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), por meio da GIZ.

Segundo o governo, “o principal resultado esperado do projeto é um diagnóstico detalhado de como a matriz elétrica brasileira se comportará diante de diferentes cenários climáticos, possibilitando um planejamento mais resiliente e adaptado às futuras condições climáticas”.

Thiago Barral, secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, destacou que “esses conteúdos são insumos importantes e estão bem alinhados com a estratégia que estamos construindo para o setor em termos de planejamento, da expansão de energia, da transição energética e da adaptação aos riscos climáticos”.

A metodologia envolverá modelos computacionais que considerarão a demanda futura de energia, incorporando os impactos das mudanças climáticas nos cenários previstos.

“Será uma construção coletiva de novas metodologias e processos. A solução extrapolará a vigência desse projeto e será um legado importante para o planejamento do setor elétrico. O ambiente construído a muitas mãos também estará apto para se beneficiar dos avanços da ciência climática”, afirmou Rafael Kelman, diretor executivo da PSR.

Luiz Fernando dos Santos, Head de P&D da Tempo OK, acrescentou: “Esse estudo é muito importante para a resiliência do setor elétrico em um contexto no qual os eventos extremos estão se tornando mais frequentes e as variações meteorológicas, mais intensas.”

Fonte: Canal Solar

WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Match Solutions www.matchsolutions.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×